fbpx

Como abrir sua empresa? Passo a passo para abrir seu CNPJ.

COMEÇANDO UM NEGÓCIO

O Brasil é um país desafiador para começar um negócio, mas não é impossível. Seu projeto pode e deve sair do papel e a Hult Contabilidade está sempre preparada para te ajudar. Fizemos esse passo a passo para esclarecer como vai ser para abrir sua empresa.

TENHA CERTEZA DA SUA IDEIA

Muitas pessoas pensam em abrir seu próprio negócio, mas poucos tiram do papel. O primeiro passo para abrir uma empresa é ter certeza de que você quer isso.

CONTRATE UM CONTADOR

A contabilidade é a linguagem dos negócios e por isso o contador pode te ajudar a fazer seu plano de negócios, planejamento e previsão de receitas e despesas, bem como ja pedir a documentação para abertura da empresa.

DOCUMENTOS

Seu contador irá pedir nome da empresa, valor de dinheiro investido, atividade da sua empresa, nome completo dos sócios, RG, CPF, comprovante de endereço e a indicação fiscal ou imobiliária do endereço que será instalada a empresa. Toda empresa, mesmo que não trabalhe com endereço físico precisa ter um endereço de contato para abrir o estabelecimento, seja sede administrativa ou produtiva.

LIBERAÇÃO PARA ATIVIDADE DA SUA EMPRESA JUNTO A PREFEITURA

Seu contador irá fazer a consulta comercial para verificar se na lei de zoneamento da sua cidade libera aquela atividade naquele local do endereço desejado ou ainda se o alvará de construção está de acordo para haver atividade comercial. Essa consulta deverá ser feita antes da locação do local pois caso a prefeitura diga “não” para essa atividade você não terá gastos extras.

CUSTAS BUROCRÁTICAS

Após a liberação da consulta comercial, o contador irá fazer os formulários de abertura e gerar as custas que as juntas comerciais cobram. Ela variam de R$50,00 a R$100,00.

ELABORAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL

O contrato social será elaborado conforme os dados que foram informados no primeiro passo, la no início do nosso passo a passo e deve ser assinado e reconhecido firma POR VERDADEIRO em cartório, juntamente com os outros documentos obrigatórios.

CNPJ

Os sistemas das juntas comerciais de cada estado ja estão integrados com a emissão do CNPJ, então logo após enviar os documentos, no retorno breve, ja é liberado o CNPJ.

A EMPRESA TEM VÁRIAS OBRIGAÇÕES

É importante contratar um contador, e agora obrigatório (exceto MEI), para acompanhar sua empresa ,pois após a abertura do CNPJ vem uma série de responsabilidades que sua empresa deverá cumprir como Alvará, emissões de notas fiscais e declarações mensais para o governo brasileiro.

Quer abrir sua empresa, ter seu CNPJ? Entre em contato conosco.



Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.

2 Comentários

Deixe uma resposta