fbpx

Empresa de serviços, por quê preciso de contabilidade integrada?

As empresas de serviços normalmente são pessoas que sabiam fazer algo manual e abrem uma empresa para diminuir impostos ou ainda para profissionalizar e poder contratar pessoas para atingir mais pessoas. Por exemplo um dentista que que abre um consultório ou uma clínica, um advogado que abre uma firma de advocacia ou ainda um contador que abre uma firma de contabilidade.

Em todos os casos a expertise está na operação e quando abrem a empresa o empreendedorismo precisa “correr nas veias” e as atividades operacionais precisam ser divididas com o tempo de empreender.

A contabilidade integrada para empresas de serviços parte do pressuposto que o empreendedor tem pouco tempo para cuidar da administração financeira da empresa e precisa focar no “core business”.

 

O que é contabilidade integrada?

Contabilidade integrada é o tipo de contabilidade que utiliza de meios tecnológicos para fazer os lançamentos contábeis. Esse tipo de contabilidade utiliza integração via API (códigos ou “portas” que os sistemas abrem para que outro sistema integre) ou via arquivos, seja .TXT ou .XLS.

A contabilidade integrada ajuda o contador a fazer a contabilidade consultiva.

 

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva, transforma o contador no papel de consultor. Esse tipo de contabilidade faz com que o contador seja um especialista em negócios e ajudar o empresário a organizar os processos operacionais e financeiros. Sempre colocando o cliente em primeiro lugar e exclusivo.

 

Como empresas de serviços se beneficiam da contabilidade integrada e consultiva?

Empresas de serviços se beneficiam e muito a contabilidade consultiva. Essas empresas geralmente são mais fáceis de administrar e por isso acabam ficando sempre no mesmo lugar, sem uma perspectiva de crescimento, ou ainda o empresário não sabe como fazer a empresa crescer.

O contador consultor de empresas de serviços, pode ajudar o empresário a organizar os processos de vendas, fazer precificação dos serviços, organizar o processo financeiros, seja contas a pagar, contas a receber, processos de compras de produtos ou insumos e outros processos em geral.

A vantagem de ter esse tipo de contador do lado é que a expertise que ele tem vem de experiência em outras empresas que deram certo. Então esse tipo de contador irá sempre trazer casos práticos de como fazer para dar certo, sempre trocando ideias e adaptando cada processo à empresa que é cliente.

 

Quer saber mais sobre contabilidade para empresas de serviços?

Entre em contato com a Hult Contabilidade.

 



Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.

Deixe uma resposta