• Hultcontabilidade

BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Atualizado: 16 de Ago de 2019


1. O que é um BPO ou a Terceirização Financeira




BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e significa em bom português: Terceirização de Processos de Negócio. É comum utilizar um BPO para delegar atividades que não estão ligadas ao objetivo fim da empresa. Nesta terceirização são estabelecidos processos e procedimentos e a atividade é realizada de forma integrada à empresa.

As atividades delegadas em BPO Financeiro são aquelas desempenhadas pelo Departamento Financeiro, tais como:

Contas a pagar;Contas a receber;Fluxo de Caixa, e;Faturamento.


A ideia é que no BPO Financeiro a atividade passe a ser realizada por um especialista, aumentando a produtividade da empresa, trabalhando com as boas práticas do mercado e principalmente reduzindo os custos trabalhistas e problemas de gestão de funcionários, como faltas, férias e absenteísmo para o desempenho desta função.


Assim é esperado que a Empresa, seja qual for o seu tamanho, seja beneficiada por um grande suporte na Gestão Financeira, e isso se torne importante para a sobrevivência do seu negócio.

Além disso terceirização desta área pode valer a pena do ponto de vista financeiro para o contratante, pois as despesas fixas se transformarão em variáveis, além de poder aumentar o atendimento conforme o aumento do volume de transações.


Existem benefícios ainda maiores se o executor do BPO ou da terceirização for o mesmo fornecedor das atividades contábeis. A integração entre essas tarefas, financeiro e contabilidade, são importantes para operar com produtividade e isso irá se traduzir em menor custo. 

É importante mencionar que um BPO não é uma Consultoria. Na Consultoria há um aconselhamento para a solução de um determinado problema, já no BPO a solução passa pela execução direta de processos e procedimentos e a adoção de boas práticas de gestão. Vale a pena saber mais sobre o tema para sua empresa.


2. Quais as atividades Financeiras podem ser Terceirizadas em sua PME


Todas as atividades de sua Empresa podem ser Terceirizadas em um BPO Especialista, as mais comuns são:

Conciliação Bancária: Análise de Saldos Bancários, Registros de Entradas e Saídas;

Elaboração do Fluxo de Caixa: Atualização da Posição Futura de Contas e Gestão das Provisões de Desembolsos;

Contas a Pagar: Administração de pagamento a fornecedores, Folha de Pagamento de Funcionários e Gestão de Contas de Consumo;

Contas a Receber: Atualização de Recebimentos, Manutenção do Fluxo de Cobrança e Controle de Recebíveis;

Gestão de Indicadores: Construção de Indicadores de Desempenho Financeiro;

Análise de Crédito: Extração de Posição Negativa em Órgão de Crédito e Avaliação de Crédito para a Realização de Negócios;

Emissão de Documentos Fiscais: Faturamento de Vendas e Contratos, Emissão de Boletos Bancários e Confirmação de Recebimento de Documentos.


A lista não se limita a estes itens e pode ir até Controladoria e Orçamento Empresarial, embora essas atividades são mais comuns realizadas de forma internas nas empresas, devido a sua interação com a execução do Planejamento Estratégico.

3. Benefícios de Terceirizar sua Área Financeira

A Terceirização das Atividades do Departamento permite que o Empreendedor foque todos os seus esforços e os de sua equipe no negócio e nas áreas chave da empresa, sem se preocupar tanto com as atividades de uma área não fim, mas que precisa de processos estabelecidos.


Assim, a dedicação do empreendedor no financeiro é qualificada, já que sua atenção estará voltada para a análise e decisão de negócio, e não a execução de processos.


Além disto, um BPO Financeiro poderá proporcionar ao Empreendedor:


Permitir que ele adote boas práticas e processos estruturados desde o início da empresa sem precisar contratar um funcionário expert;Essas boas práticas possibilitará controlar os vencimentos financeiros e os recebimentos de vendas, liberando rapidamente recursos para giro;Reduzir a inadimplência simplesmente por ter um processo estabelecido de cobrança;Melhorar o Ambiente de Controle e de Governança pela a existência de áreas executoras e aprovadoras;Reduzir custos trabalhistas com áreas não core da empresa e possibilitar aumentar o atendimento desta área conforme o crescimento da empresa;Reduzir a preocupação com o processo de contratação e de gestão de pessoas, além de liberar pessoal chave na organização.


Bem, nem tudo são flores dentro do BPO, é claro.

As desvantagens deste serviço é que por mais que seja flexível, há sempre um procedimento padrão que pode não ser adequado em um determinado momento na empresa.


Por mais que você seja atendido por um especialista, ele pode não dominar completamente o negócio da empresa e por isso é preciso estabelecer uma excelente comunicação com o parceiro de negócio.


4. Quais Empresas podem se beneficiar por um BPO Financeiro


Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar!

Existe uma ideia no mercado que um BPO Financeiro somente serve para empresas Médias ou Grandes. Isso é um mito!


Os benefícios de terceirizar as atividades do departamento financeiro servem para empresas de qualquer tamanho. As empresas Pequenas, em atividades Iniciais e Startups podem se beneficiar muito mais da Terceirização do que uma grande empresa. Vamos ver mais:


a- Para Pequenas Empresas que estão Iniciando um Negócio

Nesta fase a dedicação dos sócios é essencial para que o negócio se desenvolva e crie maturidade no mercado. Dedicar um sócio para a área financeira pode ser um grande desperdício de recurso, já que este representa o “funcionário mais dedicado” que existe.

É claro que as finanças não podem ser descuidadas, por isso um BPO irá encaixar como “uma luva” na necessidade operacional da empresa, podendo ser adotado em formato part-time.


b- Para Empresários que estão crescendo

No momento de crescer é necessário ter todo o pessoal chave da empresa gerando negócios, focados e executando a estratégia. Com o BPO Financeiro o empresário pode fazer isso sem perder a qualidade do suporte a este departamento.


Além disto, é neste momento que sua capacidade de investimento no negócio é provada com uma redução no Capital de Giro da Empresa. Contar com uma equipe especializada poderá ser essencial para o momento. Isso tudo sem necessitar se preocupar com a Gestão de Pessoas e cuidar do absenteísmo de funcionários que poderá prejudicar os negócios.


c- Para Startups que precisam Escalar

Aqui fica mais evidente esses benefícios.


Essas empresas precisam ser enxutas, ter todo o seu foco na operação e melhoria, ter como escalar sem se preocupar com a capacidade produtiva.


Além disso, o Parceiro pode auxiliar na escolha das melhores ferramentas para automatizar todo o processo.


Se você atua em uma Startup, pense nestes benefícios.

Está vendo?!


Não são somente as Médias e Grandes Empresas que se beneficiaram por contratar uma Empresa para Terceirizar as Atividades Operacionais Financeiras. Você também pode.


Conclusão

A área Financeira é uma área crítica para o sucesso das empresa e por isso precisa de processos estabelecidos. Por outro lado, PMEs ou Startups precisam focar todos os esforços e pessoas chave na operação para que possa crescer e escalar a operação.

Uma solução para isso é contar com um BPO e Terceirizar as atividades do Departamento Financeiro da Empresa, colhendo amplos benefícios. Se aproveitar a Sinergia entre as Atividades Financeiras e Contábeis, os benefícios de redução de custo pode ser ainda maiores.


Fonte: https://capitalsocial.cnt.br/bpo-financeiro/

0 visualização

 HULT CONTABILIDADE 

 CNPJ: 23.340.742/0001-61

 

CRC: PR009038/O1 

SOLUÇÕES: 

SEGMENTOS: 

Siga-nos nas redes sociais

  • Youtube
  • Instagram
  • White Facebook Icon