
O que eu preciso saber para escolher um bom ERP? Os 6 passos essenciais
19 de jul de 2022
2 min de leitura
0
15
0

Perda de dados, falhas no preenchimento de documentos, demora para encontrar uma informação simples e financeiro desorganizado: tudo isso pode ser eliminado do seu dia a dia com um ERP.
Trata-se de uma plataforma que reúne e integra todas as informações dos setores essenciais de uma empresa — estoque, financeiro, vendas e contabilidade. Com um ERP, dados importantes dos seus clientes, como telefones de contato, endereço e até preferências também são armazenados.
Assim, você consegue ter uma visão ampla da empresa, eliminar erros devido às falhas manuais e economizar tempo para focar naquilo que mais importa: a estratégia do negócio.
Descubra abaixo o que você precisa saber para escolher corretamente o seu sistema de gestão (ERP).
1. Identifique as necessidades da sua empresa
O ERP ideal é aquele capaz de atender às necessidades da sua empresa. Portanto, liste os seus setores e os principais gargalos de cada um.
2. Defina um orçamento
Embora você queira uma empresa mais moderna, os custos com o ERP não devem atrapalhar o caixa do negócio. Dessa forma, logo após identificar as necessidades, defina um orçamento para investir na aquisição da plataforma.
Mas, atenção: o preço da mensalidade do ERP nunca deve ser tido como única condição para a escolha e sim, o valor que ele pode proporcionar ao seu negócio.
3. Pesquise
Pesquise bastante e não tenha pressa na hora de escolher um ERP. Afinal, essa plataforma é capaz de transformar a rotina da sua empresa e, devido a isso, precisa ser estudada bastante antes de ser escolhida.
Alguns, inclusive, como a Conta Azul Pro, oferecem a possibilidade de um teste grátis antes da compra.
4. Entenda as funcionalidades do sistema escolhido
Vá além de olhar o site do ERP que você escolheu e entenda, na prática, como o sistema funciona. Somente assim você terá certeza de que a plataforma irá atender as suas necessidades.
5. Verifique como funciona o suporte
No dia a dia é comum que você e seus colaboradores tenham dúvidas sobre como funciona o ERP. E, para que esses questionamentos não atrapalhem a rotina da empresa, é fundamental que o sistema ofereça um suporte eficiente e ágil.
Um bom suporte ajudará, inclusive, na implantação do sistema, como mencionamos.
6. Analise as possibilidades de integração
Se você usa outro sistema na sua empresa, como um CRM, é interessante analisar se o ERP escolhido oferece a possibilidade de integração e como funcionará este processo.
Fonte: Conta Azul