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Você sabe o que é uma empresa Data-Driven?

Para começar data-driven é um termo em inglês que significa "orientado a dados", ou seja, quem toma decisões baseados em números, dados, seja quantitativos ou qualitativos.

Uma empresa "data-driven" é uma empresa que toma decisões em informações vindas de sistemas/ferramentas, processos e estratégias para crescimento vertical ou horizontal.


Por que ser uma empresa Data Driven?

Uma empresa data driven perde menos tempo, e consequentemente dinheiro, pois o foco está nos dados que estão dando certo e que não estão dando certo. A empresa não fica "à deriva", baseado na experiência do empresário, que muitas vezes ajuda, mas ao mesmo tempo não tem certeza do que está acontecendo.

Ser data driven, significa ter processos que funcionem, e estar sempre olhando para eles, e acima de tudo, ter uma ferramenta que ajude a obter essas informações. Por causa desse fator, a cultura da empresa precisa ser mudada, pois as pessoas precisam seguir um processo dentro de uma ferramenta, caso contrário você não terá os dados reais ou dados que você realmente precisa.


Passo a passo prático para se basear em dados.


Passo 1 - Defina um objetivo: Eu costumo falar que sempre que você for criar algo, você começar pelo que você acha que será o final, eu digo "acha" porque dependendo do projeto, isso pode mudar no meio do caminho.

O objetivo é o mais importante, pois ele irá dar um norte para onde vai seguir cada decisão do seu processo, e qual ferramenta vai se encaixar melhor no seu projeto.

Essa etapa é a mais importante, e minha dica é: Sonhe grande e tente não se limitar.


Passo 2 - Identifique as peças chaves: Para atingir o seu objetivo você precisa conhecer o todo, e saber as peças chaves é isso, saber como cada detalhe vai influenciar no resultado e por isso é muito importante mapear as chaves para o sucesso.


Passo 3 - Colete todos os dados possíveis: Esse passo é o mais trabalhoso, pois cada projeto e cada empresa, tem a sua ferramenta e o seu processo. Por isso é muito importante você, ao coletar os dados para atingir o seu objetivo, verificar se o seu processo está lhe dando todas as informações possíveis. Caso a resposta seja: Eu não encontrei esse dado, essa informação não existe dentro da minha ferramenta, ou algo do tipo, você precisa rever o seu processo ou a sua ferramenta. Eles podem estar sendo ineficazes.


Passo 4 - Analisar os dados coletados: Se você conseguiu coletar todos os dados necessários, você já é um campeão, pois sua empresa tem processos e ferramentas ideais e as pessoas estão conseguindo fazer acontecer. Esse passo será mais fácil. Analise os dados pensando no seu objetivo. Aqui é importante você entender quais métricas são importantes para o seu projeto ou empresa, e quais os impactos que cada métrica tem no seu negócio. Eu como contador, na contabilidade, pensamos em métricas como: Ebtida, ROI, Ponto de equilíbrio, Gastos Gerais de Fabricação, etc.

Passo 5 - Tomar atitudes com base nas análises feitas: Esse é o último passo para você basear suas ações em dados, ser data driven. Com base nas análises feitas ter uma ação é o mais importante para acontecer tudo conforme seu planejamento. Por exemplo: Se sua empresa não está em ponto de equilíbrio financeiro, o que pode ser feito para chegar nessa métrica? A resposta seria, de forma simplista, aumentar receita, aumentar margem, diminuir custos e despesas.


Conclusão

Uma empresa ou empresário que se baseia nos dados coletados, precisa entender de métricas, processos, ferramentas e ainda aprender como melhorar aquilo que já está bom e resolver o que não está bom. Esse é o intuito de se basear em dados, sempre melhorar e crescer. Essa forma de tomar decisões, pode ser utilizada no financeiro, marketing, comercial, fabricação, startups, e principalmente em pequenas empresas, aonde tudo é mais simples e mais fácil de analisar.


Fonte: Hult contabilidade


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