- 25 de janeiro de 2021
- Posted by: John Moura
- Categories: Dicas Operacionais, Gestão de Negócios

Investidores, gestores, empresários e bancos, todas essas pessoas precisam e gostariam de saber essa métrica. Ela é bem importante se relacionada com o prazo médio de recebimento (PMR). Nesse post você descobrirá o porquê.
O que é Prazo Médio de Pagamento?
O prazo médio de pagamento (PMP) é o tempo que uma empresa leva para pagar suas contas. Essa métrica pode ser obtida através de um cálculo matemático básico.
O PMP mede o tempo médio que um contas a pagar demora para ser quitado a partir da data de sua competência.
Vamos supor que uma fatura de energia elétrica chegou no dia 24/01, com data de emissão de 20/01 e foi quitada no dia 10/02. O PMP nesse caso vai medir a diferença da data de emissão pela data de quitação do título.
Por que o PMP é importante?
Esse dado é importante para que o comprador possa negociar quais serão os vencimentos a negociar com o fornecedor. Outra situação é verificar se o PMP é eficiente em relação aos outros pagamentos que já estão na base do sistema.
Essa métrica é mais importante ainda, se comparado com o prazo médio de recebimento, pois caso ela seja muito maior, ou seja, se o PMP for muito maior que o prazo médio de recebimento (PMR) a empresa terá um tempo maior de contas a descoberto, tendo que usar o caixa de períodos anteriores.
Como é calculado o PMP?
O prazo médio de pagamento é calculado mediante a seguinte fórmula:
- PMP= (Valor do contas a pagar do período analisado/compras) x (número de dias do período analisado)
Conclusão
O Prazo médio de Pagamento é um dado importante para quem planeja o fluxo de caixa das empresas, uma vez que essa métrica é quem diz as melhores práticas da empresa em relação aos fornecedores.
Uma dica é sempre olhar esse dado em conjunto com o prazo médio de recebimento e fazer com que o período de pagamento seja sempre maior que o de recebimento. Isso ajuda a empresa a não utilizar o capital de giro, ou fundo de caixa.
Gostou do post?