fbpx

Quais os serviços que um escritório de contabilidade faz?

Você realmente sabe o que um escritório de contabilidade faz?

Esse é um tema muito amplo e por isso vamos tentar mostrar alguns serviços que os escritórios fazem independente de quais.

Vamos retratar os principais serviços que um escritório de contabilidade pode fazer pela sua empresa.

O que é contabilidade?

A contabilidade é, em resumo, o histórico da vida financeira das empresas. Através da contabilidade pode-se mensurar a saúde financeira de uma empresa, baseada no presente e no passado. A principal fonte de informação da contabilidade, ou seja, o principal fornecedor de informações da contabilidade é o setor financeiro das empresas.

A contabilidade possui linguagem própria e técnicas próprias e por isso é tão sólida e tão discutida no mundo “business”. É ela quem mensura uma empresa, é através dela que pode ser feito a avaliação de uma empresa. É através dela que investidores sabem o quão saudável a empresa está e por isso pensa em aportar mais dinheiro ou ainda comprar mais ações daquela organização.

Quais os principais serviços de um escritório contábil?

Bem um escritório de contabilidade pode e vai fazer diversos para sua empresa e aqui vou mensurar os principais:

  1. Escrituração Contábil – Esse serviço só pode ser realizado por um CONTADOR e faz com que todos os números da empresa sejam contabilizados na forma de partidas dobradas (Débito e Crédito), tornando possível a geração de demonstrativos como Balanço, Balancete, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), entre outros.
  2. Folha de Pagamento – Esse serviço diferentemente do primeiro pode ser prestado por qualquer pessoa com conhecimento em geração de folha, mas é comumente colocado para o escritório de contabilidade. Esse serviço pensa no cálculo do valor a pagar para o empregado, para o INSS, para o FGTS e outros encargos trabalhistas.
  3. Escrituração Fiscal – Esse é outro serviço que pode ser feito por outros especialistas além do contador, mas é comumente prestado por escritórios de contabilidade pois é uma expertise múltipla e faz parte do cuidado com a saúde financeira. No Brasil essa área dos escritórios é mais visada e mais utilizada, uma vez que a complexidade das leis tributárias no Brasil é muito alta.
  4. Paralegal – Esse serviço é o que mais tem mudado para os escritórios no Brasil. Em dois anos de alteração de governo no Brasil, a entrada da pandemia, acelerou um processo de digitalização na abertura, alteração de contratos e renovação de alvará, corpo de bombeiros e etc.
  5. Revisão Tributária – Pelo fato de os escritórios contábeis estarem à frente das leis tributárias, prestando o serviço de escrituração fiscal, surgiu um serviço focado em revisão tributária, olhando para o passado já calculado, tentando encontrar alguns detalhes que passou despercebido, ou ainda algum entendimento novo que pode repercutir no passado.
  6. Planejamento Tributário – Esse serviço, é muito importante para “empresas emergentes”. As empresas quando abrem, no Brasil, os contadores acabam encaixando no regime de “Simples Nacional”. Com o passar dos meses ou anos, as empresas começam a faturar mais e pode ser que o “Simples” não seja tão favorável assim e por isso se faz necessário um planejamento tributário, colocando em prática todos os números do passado para saber qual será o melhor regime tributário no futuro.
  7. Reorganização Societária – O serviço de reorganização societária pode ser feito por um contador, mas normalmente é feito junto com um advogado, pelo fato de estar ligado ao serviço de planejamento tributário e de sucessão, através de criação de Holdings Patrimoniais.

Além desses serviços que são comuns entre os escritórios de contabilidade, recentemente essas empresas começaram a prestar um serviço em específico, o de BPO Financeiro. Esse serviço faz com que as empresas terceirizem o seu financeiro. Ou seja, é a contabilidade gerenciando o contas a receber, contas a pagar, faturamento, relatórios financeiros e tudo que um financeiro interno pode fazer.

Esse serviço além de ser mais barato que contratar uma pessoa no financeiro ajuda a empresa a profissionalizar o financeiro e toda a estrutura do “back office”. É uma forma eficiente e mais assertiva de iniciar um processo financeiro dentro das empresas.

Gostou desse conteúdo? Curta e compartilhe com os amigos e empresários.



Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.

Deixe uma resposta